-
Arquitetos: VIRA arquitectura
- Área: 665 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Bravo
-
Fabricantes: Actis, Arcelor Mittal, Cortizo, Interface, Irpen, KOOLAIR, Knauf, Linea Light Group, POLARIS, Roca, Rockwool Peninsular
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de escritórios para uma empresa ligada ao setor farmacêutico está localizado no Parque Tecnológico de León, entre edifícios industriais e outros prédios de escritórios. Sua posição na rua principal, e elevada no que diz respeito ao acesso ao complexo, no entanto, lhe dá um destaque que permite que seu perfil, especialmente quando iluminado à noite, se faça presente desde a entrada no Parque.
O programa é simples, organizado no térreo por duas faixas laterais de escritórios, recepção e salas de reunião, e uma distribuição central na qual os banheiros, espaço de reunião e área de lazer são pontuados como elementos isolados. O semi-subsolo contempla um espaço de armazenamento e garagem.
Sua materialidade é caracterizada pelo uso do aço Corten na parte inferior do volume, com caixilhos metálicos expandidos dobráveis e deslizantes que atuam como proteção solar em frente às janelas; os painéis de vidro que iniciam e terminam a faixa central; e o policarbonato celular branco que, coroando a faixa central, se estende em balanço em direção à entrada e se eleva com uma curva sinuosa e translúcida, introduzindo luz natural no interior do espaço e atuando como emissor em direção ao lado de fora. Os acabamentos utilizados internamente são branco liso, madeira de faia nos cubos de banheiro e o piso com tons verdes que se conectam visualmente com a vegetação de pradaria do lado de fora, introduzindo-a no projeto a partir da materialidade e transparência. Entre as duas faixas laterais, a transparência das divisórias de vidro também permite a conexão visual entre os trabalhadores, facilitando a comunicação direta não-verbal.
Do ponto de vista construtivo, o edifício tem um sistema seco, exceto pela fundação de concreto armado, com uma estrutura metálica, que pode ser vista atrás da parede de policarbonato. A fim de alcançar um desempenho térmico eficiente, foram instalados isolamentos celulares multicamadas e vidros de alto desempenho, conformando um edifício simples, funcional e eficiente.